Voltar

SOBRETELA

Diálogo entre as repetições que constroem parte da dinâmica da mídia TikTok como artifício de reposicionar o quadro de Pedro Américo, "Independência ou Morte".

À primeira vista há uma brincadeira trazida pelos contrastes, a partir de relações temporais e de recursos técnicos entre a pintura de Pedro Américo e os vídeos do TikTok. Na era do viral, que se traduz em memes e repetições, transformo tal prática em metáfora para a construção de "memórias nacionais".

A mídia traz a "banalização" de recursos audiovisuais pelas ferramentas do próprio aplicativo, o TikTok. Essa tecnicidade simples abre caminhos para a criação. O "jeitinho" da mídia proporcionado e evidenciado pelas ferramentas oferecidas no aplicativo - e/ou/também em uma perspectiva causal ou contrária - orientou minha escolha por essa mídia, visto meu desejo primeiro de reposicionar/banalizar o quadro.

Finalmente, esse “jeitinho" no qual está circunscrita a obra, permite que se reflita, a partir de posições na(s)/sobre tela(s), espelhamentos, faltas, lacunas e invisibilidades sobre a memória de dependência e morte.

SOBRETELA

Clique para visualizar:

paratodosverem:
Davi produziu uma série de vídeos utilizando não só os recursos tecnológicos da plataforma Tik Tok, como as danças virais típicas do aplicativo.
No primeiro vídeo, Davi cria um meme. No fundo passa a tela “Independência ou Morte” de Pedro Américo em movimento lateral, da direita para a esquerda. Davi está diante da imagem do quadro vestido de preto e dá um pause no momento em que passa a figura de Dom Pedro I e o olha de cima pra baixo fazendo uma expressão facial de deboche. No segundo vídeo, Davi reproduz um meme. No fundo passa a imagem do quadro em movimento, da esquerda para a direita. Davi está à frente da imagem de blusa branca e com linhas verde e amarela nas bochechas. No terceiro vídeo Davi veste apenas uma tanga vermelha e dança rebolando plantando bananeira com a imagem do quadro ao fundo. Temos a impressão de que elu apoia o corpo colocando os pés no quadro. Do quarto ao nono vídeo, Davi traz a figura de Maria Quitéria onde elu reproduz em todos os vídeos a mesma dança viral e a imagem de Maria Quitéria vai aparecendo gradativamente de vídeo em vídeo. Do décimo ao décimo quinto vídeo, Davi traz a figura de Luís Gonzaga onde elu reproduz em todos os vídeos a mesma dança viral e a imagem de Luís Gonzaga vai aparecendo gradativamente de vídeo em vídeo. Do décimo sexto ao vigésimo primeiro vídeo, Davi traz a figura de Maria Leopoldina onde elu reproduz em todos os vídeos a mesma dança viral e a imagem de Maria Leopoldina vai aparecendo gradativamente de vídeo em vídeo. Do vigésimo segundo ao vigésimo sétimo vídeo, Davi traz a figura de João de Deus onde elu reproduz em todos os vídeos a mesma dança viral e a imagem de João de Deus vai aparecendo gradativamente de vídeo em vídeo. Do vigésimo oitavo ao trigésimo terceiro vídeo, Davi traz a figura de Joana Angélica onde elu reproduz em todos os vídeos a mesma dança viral e a imagem de Joana Angélica vai aparecendo gradativamente de vídeo em vídeo. Do trigésimo quarto ao trigésimo nono vídeo, Davi traz a figura de Lucas Dantas onde elu reproduz em todos os vídeos a mesma dança viral e a imagem de Lucas Dantas vai aparecendo gradativamente de vídeo em vídeo. Do quadragésimo ao quadragésimo quinto vídeo, Davi traz a figura de Manoel Faustino onde elu reproduz em todos os vídeos a mesma dança viral e a imagem de Manoel Faustino vai aparecendo gradativamente de vídeo em vídeo. Do quadragésimo sexto ao quinquagésimo primeiro vídeo, Davi traz a figura de Maria Felipa onde elu reproduz em todos os vídeos a mesma dança viral e a imagem de Maria Felipa vai aparecendo gradativamente de vídeo em vídeo.

sobre tela (2022/2023)
Video
Dimensões variadas
Davi Benaion
Acessar obra pelo Tik Tok: